REDE RECORD e IGREJA UNIVERSAL

Carlos Newton – www.tribunadaimprensa.com.br

Dia 12 de janeiro, a Justiça Federal esclarece o mistério que já dura 20 anos. Quem, afinal, é o dono da Rede Record? A Igreja Universal, pessoa jurídica impedida, ou o Bispo Edir Macedo, que na ocasião alegou ter tomado emprestado milhões de dólares da Igreja controlada por ele mesmo?

Com a mesma isenção e imparcialidade com que há 10 anos a Tribuna da Imprensa acompanha a tramitação da Ação Declaratória de Inexistência de Ato Jurídico, que herdeiros dos  antigos acionistas da ex-Rádio Televisão Paulista S/A movem contra a família Marinho, seguimos também o lento caminhar da Ação Civil Pública proposta pela Procuradoria da República em São Paulo contra a Rede Record de Televisão, a Igreja Universal do Reino de Deus e o bispo empresário Edir Macedo, com julgamento previsto para o dia 12 de janeiro de 2011.

No caso da TV Paulista (hoje, TV Globo de São Paulo), restou a triste conclusão de que o negócio foi consumado com documentos anacrônicos, falsos, ilegais, porém, validados por conta da prescrição do tempo: ou seja, Roberto Marinho se apossou de 48% do capital social inicial de 673 acionistas minoritários por apenas Cr$ 14.285,00 e pelos outros 52% despendeu apenas TRINTA E CINCO DÓLARES, já que Victor Costa Junior, a quem pagou CR$ 3.750.000.000,00 NUNCA FOI ACIONISTA DAQUELA EMISSORA.  Esse processo ainda depende de julgamento no STJ.

Informa-se que o advogado que cuida desse processo  principal, acaba de ser contratado para propor, via ação popular, a cassação da concessão da ex-Rádio TV Paulista  por conta dos vícios que pontuaram a transferência da outorga para seus atuais controladores e sobretudo porque o processo administrativo existente na Administração Federal não contém documento algum que justifique tal controle.

Quanto à compra da TV Record  por Edir Macedo, o Ministério Público Federal avalia que ela foi ilegal e é inconstitucional. A venda (que o empresário Silvio Santos fez a Edir Macedo e à sua esposa) da TV Record de São Paulo, hoje, a segunda maior rede de televisão do país e com faturamento anual batendo na casa dos TRÊS BILHÕES DE REAIS, não teve prévia aprovação das autoridades federais e pode ter sido produto de simulação.

Segundo consta dos autos, o bispo Edir Macedo usou dezenas de milhões de reais da igreja que dirige para concretizar a aquisição. Esses vultosos recursos (doações de milhões de evangélicos) teriam sido “emprestados” pela IURD para que o bispo Edir Macedo pudesse comprar a poderosa rede de TV e na qual, o mesmo bispo-empresário já investiu várias centenas de milhões de reais. A Rede de Televisão e Rádio Record,  SEM DÍVIDA ALGUMA, é hoje avaliada em cerca de  TRÊS BILHÕES DE DÓLARES e, ao que se comenta, teria liquidez maior do que a da emissora líder em audiência.

A Procuradoria da República questiona a compra da emissora porque Edir Macedo, como cidadão, em 1990 comprovadamente não teria bens e recursos para participar dessa vultosa transação e que, por isso, estaria  implementando uma aquisição ilegal, dissimulada. A verdadeira compradora da empresa de comunicação seria a pessoa jurídica denominada IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, o que fere flagrantemente a Constituição Federal.

Nos autos do processo, que tem cerca de 2.500 páginas, e cuja relatora, a desembargadora Salette Nascimento, foi substituída pelo juiz convocado José Eduardo Leonel Junior, indaga-se como foi possível o bispo Edir Macedo, sem patrimônio algum, sem renda mensal (já que sabidamente trabalha por amor ao próximo e a Deus), da noite para o dia ter se transformado no segundo maior proprietário de rede de televisão do país, com o ciente e o de acordo do Ministério das Comunicações, que tem a obrigação de fiscalizar esse importante setor de prestação de serviço público de radiodifusão de som e de imagem?

No caso da TV Record, é de se lamentar que um processo dessa importância tivesse permanecido por mais de 10 anos, no TRF/3ª. Região, sem solução alguma e, por certo, em “prejuízo” dos novos donos da Rede Record de Televisão, que permaneceram tão longo período, sob constrangimento judicial. É uma preocupação a mais para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encarar e resolver.

Nesse processo são réus também Ester Eunice Bezerra, esposa de Edir Macedo,  o senador Marcelo Crivella, Sylvia Crivella, TV Record de Rio Preto S/A, TV Record de Franca S/A e Rádio Record S/A (Canal 7 de São Paulo) e outros.

 

COMENTÁRIOS:

 antonio santos aquino

Newton, Edir Macedo é um caso singular de golpista. Penso que o Código Penal, ainda fica a lhe dever. É só lembrar que Edir era caixa de um banco, e foi mandado embora por improbidade.

Depois aparece em uma casa (na antiga Av. Suburbana, hoje Helder Câmara), transformada em “templo”, a fazer milagres. A coisa evoluiu tanto, que ele contratava policiais para transportar o dinheiro arrecadado. Depois alugava o Maracanã para suas pregações aos domingos.

Os incautos chegavam de todo o Brasil aos borbotões. Ele “convencia” os fiéis a doarem dinheiro e bens. Tinha gente que chegava com escrituras para doar.

Os sacos de dinheiro eram conduzidos em carro blindado e escolta. Depois o flagrante filmado em um iate, em que Edir ensinava a tomar dinheiro dos fiéis. De contra-peso o flagrante com o Crivela (fotografado), contando, todo sorridente, uma montanha de dólares. Saiu do Brasil e passou 10 anos fora. Ao voltar negou que fosse aquela pessoa fotografada. O legista contratado, atestou que era Crivela. Você agora Newton, retira o véu que encobria as “bandalheiras” de Edir Macedo. Com a palavra, a justiça.

 

  • Paulo Sólon

O problema não é o capelão Edir Macedo. O eterno problema é a religião, definida por Simon Blackburn como “Filosofia Fossilizada”, em seu estudo da República de Platão.

Edir Macedo trabalha com a mistificação da volta de Cristo. Faz apologia do “milagre” e passa a sacolinha. Bem nojento. Mas “O MESSIAS NÂO VEM–E NÂO VAI SEQUER TELEFONAR”.

Sucesso no hit parade israelense (2001).

  • José Antonio

E o Sílvio Santos, era dono legítimo da Record? Será que a Tribuna está fazendo campanha para que a emissora lhe seja devolvida?

Nestes tempos de Banco Panamericano até que seria uma boa pedida. Três Bi é mais do que o Sílvio pegou no fundo garantidor de crédito.

  • Armando Andrade

Quem acredita em Justiça neste Brasil? Embora Hélio você seja um dos muitos privilegiados de memória e vivência, sabe que nada anda nessa tartaruga chamada de jurisprudência.

Aliás, as coisas são feitas de modo a garantir aos abastados ou “coligados” a fazer e desfazer crimes, escondendo cadáveres cujos ghosts continuam gritando.

Morrerei e não verei – só na tv do céu ou inferno – nem os dois casos citados e muitos outros por esse mundão de país. Não somos sérios! Haja arquivos, moral, decoro e honradez. Chuvas dessa ordem não molham o solo brasileiro.

 

  • Antonio Claudio

Nessa onda de CANAIS RELIGIOSOS, o BRASIL ficou mais pobre em cultura. Não tenho idéia de quantos cinemas foram fechados no BRASIL.

Dizem que se o PSDB tivesse vencido as eleições presidenciais tería-mos em breve mais uma TV “RELIGIOSA”. Seria a PRIMEIRA EMISSORA temática HOMOFÓBICA do BRASIL, a julgar pelas idéias preconizadas pelo “pastor-empresário da fé” e idealizador do projeto.

Dizem que se chamaria TV MALA.

 

  • Paulo Sólon

Você tem razão, Antonio Claudio.

Mas vou ainda mais além. Qualquer religião é uma praga. Dou exemplo pelo que aconteceu a mim mesmo. Nasci no Espírito Santo, de pais cristãos. Portanto, fui vítima de uma doutrinação infantil, o que em si já é um abuso.

Se você nasceu em São Paulo e pensa que o Cristianismo é verdade e que o Islã é falso, pode estar certo de que você pensaria justamente ao contrário se tivesse nascido no Afeganistão.

Então pode-se dizer que você está sendo, ou foi vítima de abuso infantil, que é como deve ser chamada qualquer tentativa de endoutrinar uma criança.

Como se dizia antigamente, mutatis mutandis, se você tivesse nascido no Paquistão ou na China.

A propósito, quando os primeiros missionários Cristãos foram no século passado à China, tiveram que ouvir a seguinte argumentação: “Mas se Jesus queria que nós fôssemos Cristãos, por que ele demorou tanto a mandar vocês aqui, e por que ele próprio não veio?”

Toda essa história de religiões é uma gigantesca farsa. Pesquisas norte-americanas sugerem que o ateísmo e agnosticismo de longe superam em número os religiosos judeus e até superam de longe outros grupos particulares religiosos. Na Inglaterra nem se fala. É a própria nação secular.

Isso porque, só agora no século 21, é que as civilizações estão se libertando dos horrores e da brutalidade das religiões forçadas, como o que aconteceu nas horripilantes Cruzadas e na famigerada Inquisição.

No século 20 as igrejas ainda ensinavam as crianças a entoar a canção “HINO ARDENTE CANTEMOS CRUZADOS, AO DIVINO EUCARISTICI REI”.

O Darwinismo é a história da libertação da humanidade da ilusão de que seu destino é controlado por um poder mais alto do que o dela própria. Hoje já se sabe que quando uma pessoa sofre de certa ilusão, isso é chamado insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de uma ilusão, isto é chamado de RELIGIÃO.

Sou, portanto, um profundo crente ateu. Foi em casa e no catecismo, com o abuso da doutrinação religiosa, que aprendi a ser completamente ateu.

 

  • Ofelia Alvarenga

Paulo Sólon, há poucos meses eu estava na cozinha qdo apareceu uma abelha próxima ao fogão. Desliguei o gás e fiquei esperando que ela fosse embora, o que não fez.

Ela tentava, tentava, e não enxergava o espaço aberto, enorme, que daria a ela a liberdade. Ao invés disso, subia pelo vidro e qdo estava lá em cima escorregava novamente. E voltava a subir, tal como um Sízifo.

Pra quem olha como eu estava olhando, parece incompreensível que a abelha não encontrasse a saída, muito maior que o vidro que a aprisionava. Enfim, cansada de ver a abelha exaurida subir e cair, prendi um papel no cabo da vassoura, tal como fazem em torno de uma vela acesa, para não queimarem a mão na parafina ou cera derretida. Estendi o papel até a janela, botei junto ao mármore, e qdo a abelha caiu, caiu em cima do papel, que expus pela abertura da janela, e a abelha encontrou a liberdade.

A vida tem essa dimensão das coisas que a gente não vê. Ou como desenhou/escreveu o irmão do Hélio em sua página há tempos: Dois peixes no aquário, um fala pro outro. “E se Deus não existe, quem é que troca a água?” A abelha pode estar se perguntando até agora: “E se Deus não existe, quem foi que me salvou?”

De qualquer forma, os dois exemplos mostram que nossa visão das coisas é, ou pode ser, limitada. Dizer que Deus não existe é tão provável quanto dizer que ele existe, meio a meio, porque não existe, isto sim, nem a prova fundamental de uma coisa nem de outra.

Acho o mundo muito perfeito e os seres humanos ainda mais perfeitos como maquinário. É difícil, pra mim, imaginar que nada tenha sentido, porque estudei em colégio católico durante 9 anos (externato). Já não tenho a mesma fé daqueles dias, mas não consigo dizer que sou descrente. Eu teria que acreditar nisto.

Eu não me deixo explorar por religião alguma. Mas a filha de uma ex-faxineira contou que a mãe doou metade do terreno em que ficava a casa dela para um pastor construir a igreja. Igreja construída, ela ficou sem água em casa e foi pedir ao pastor pra pegar água na igreja. Ele negou. A fé da senhora não esmoreceu.

Ela atribuiu a falha ao caráter humano do pastor. Não está de todo errada.

Macedo e cia. sabem que essa fé inexplicável não há quem a derrube. Aquele filme em que o ‘bispo’ aparece rindo e ensinando aos demais o que fazer pra pegar dinheiro foi exibido na TV. Muitos fiéis viram. E continuam fiéis. Ao pastor.

 

  • Hilda

Sou da IURD muito antes da compra da Record e lembro-me perfeitamente da campanha para compra da emissora. Foi pedido dinheiro para o Bispo comprá-la em seu nome e dos seus, já que a lei proibia a compra no nome da igreja, os fiéis concordaram, doaram de livre e espontânea vontade o dinheiro, estão satisfeitíssimos com o fato de terem doado o dinheiro para o Bispo comprá-la e isso não fere a lei. Até onde sei sou livre para dar meu dinheiro a quem eu quiser. Os INVEJOSOS podem até espernearem, mas não pode proibir o exercício de nossa liberdade de dar dinheiro a quem desejarmos.

Os compradores gozam de nossa confiança e aprovação e o que passa disso é pura INVEJA de gente incapaz e frustrada. Aconselho-os a irem a IURD na sessão do descarrego (sexta feira) para expulsarem esse espírito do mal que habita dentro de vocês, garanto que vocês serão bem mais felizes do que são agora…deve ser duro um INVEJOSO ver o sucesso dos outros! Pare de falar mal do Bispo, pois isso atrai maldição para suas vidas, deve ser por isso que são tão infelizes!!!…

 

  • DIONES REIS DUTRA

QUE A JUSTIÇA DE DEUS QUE ESTÁ NO CÉU SEJA FEITA E NÃO A NOSSA VONTADE, ACREDITO QUE O SENHOR BISPO AGIU DE MÁ FÉ AO COMPRAR A REDE RECORD DE TELEVISÃO, POIS COMO ELE É DONO DE UMA IGREJA, DEVERIA ELE COLOCAR SÓ CONTEÚDO CRISTÃO NO CANAL DELE OU DA IGREJA, E NÃO FAZ ISTO E SIM AO CONTRÁRIO, SÓ SABE COLOCAR BUNDA DE GENTE DE FORA E MOSTRAR PURO SANGUE, O BISPO PODE ATÉ CONSEGUIR TUDO AQUI NA TERRA, AGORA NO CÉU SÓ ENTRARÁ AQUELE POR ONDE FAZER O BEM, E NÃO O MAL, MESMO QUE O POVO CONCORDE COM ELE E NÃO COM DEUS. DEUS É JUSTO TANTO COM OS ÍMPIOS OU OS JUSTOS, MAS NO DIA DO JUIZO FINAL SÓ A VERDADE IRÁ ADIANTE. QUE DEUS TE ABENÇÕE.

 

  • antonio santos aquino

Inveja de Macedo? Não acredito que alguém tenha inveja de um indivíduo que já esteve preso por DESONESTIDADE, e FAZ PARTE DO “MERCANTILISMO FARIZAÍCO”:

Dai a Cesar o que é de Cesar, eu sou seu representante. Dai a Deus o que é de Deus, eu sou seu enviado. Tudo cai no “bolso sujo” dos VIGARISTAS E MALANDROS.

dezembro 16th, 2010 at 17:51

[…] […] Este artigo foi reproduzido pelo blog Audiência Certa

 

  • Hilda

A Globo tem sido uma importante ferramenta do mal para destruição das famílias do Brasil e do povo brasileiro. Queríamos uma opção a mais que nos tirasse dessa dependência a nível de TV. Uma voz que nos defendesse das injustas acusações que nos era feita através da globo e de emissoras amedrontadas com o seu poderio (da globo).

A Record tem sido uma das emissoras mais comprometida com a verdade, principalmente seus telejornais e teve coragem de enfrentar esse monopólio de comunicação, coisa que não se via antes.

Hoje está bem mais complicado denegrir pessoas de bem, temos uma segunda voz. O Brasil graças à Record conseguiu eleger o Presidente mais amado da sua história, coisa impensável antes (a mídia falava muito mal dele). Na época da compra da emissora, era distribuído na igreja um envelope com opções objetivas do que queríamos fazer com o dinheiro (uma dessas opções era a compra da emissora). Marcavamos a opção e o dinheiro era direcionado para o fim escolhido. Não houve nenhum negócio escuso. Não achamos que o Bispo é um “santinho”, mesmo porque a Bíblia nos adverte que “todos pecaram e estão destituí dos da glória de Deus”, em nossa igreja não adoramos santos e sequer confiamos neles…Estamos satisfeitos com a IURD, Record e com o Bispo. Não se preocupem à quase um ano a Record já está no nome da IURD, apesar de não termos pedido para o Bispo fazer isso, ele já o fez (contra a nossa vontade).

 

No imbróglio envolvendo GLOBO e RECORD devem ser punidos todos os que cometeram falcatruas, até mesmo quem concedeu a concessão, se isso foi um erro.

No caso da GLOBO, até mesmo os agentes da justiça que beneficiam a VÊNUS PLATINADA abrindo mão (conscientemente) da lisura que cabe ao JUDICIÁRIO devem ser punidos (esse com maior rigor, uma vez que devem fazer o papel do 3º neutro visando manter a paz, a ordem e o equilíbrio na sociedade).

Quanto a JUSTIÇA DE DEUS, muitos falam sobre ela, mas eu pergunto: a JUSTIÇA DE DEUS é como a nossa justiça? O texto sagrado diz que a “nossa justiça é trapo de imundície” diante da JUSTIÇA DE DEUS. Como e em que tempo Deus aplica a sua JUSTIÇA? Sobre quem ela recai? Para um SER ETERNO E ABSOLUTO há erros que não são erros?

Os meus pequenos delitos deixam de ser delitos pela existência dos grandes? Se o meu contexto existencial só me dá acesso às pequenas coisas, e o do outro dá acesso às grandes coisas (envolvimento político, empresarial, milhões…), então os meus delitos serão sempre menores, se comparados.

A pergunta é: nessa linha de raciocínio, os delitos são medidos pela proporcionalidade? Quem pode me ajudar a entender?

 

É justo o sucateamento da saúde pública? É justo pessoas morrerem nos hospitais por falta de atendimento, de medicamentos, de espaço físico, de infra-estrutura? É justo a educação pública sucateada, nunca levada a sério nesse país? É justo que os governantes governem para seus próprios interesses, os legisladores legislem para si, e o judiciário julgue para favorecer os melhores atores ou maior capital?

O governo existe pelo povo e para o povo, e administra o que é do povo, contudo o faz para si e sempre sacrifica o povo.
Diante de tudo isso ( que ainda é pouco) a quem recorrer? A quem punir? Quem vai punir? Quem é justo?

Como ver nisso a JUSTIÇA DE DEUS? Onde, de que maneira e quando ela se aplica?

Não vale culpar o povo, pois o povo não passa de massa de manobra, refém da informação parcial, refém das grandes mídias que são empresas atrás do lucro.

O QUE FAZER COM TODOS ESSES JUSTOS HOMENS?

 

Éd Alemão – www.escolasensitivista.blogspot.com

O séc. XVIII foi o das idéias novas, sobretudo em economia, juntamente com as sociais, só faltou a religiosa.

Os homens que mais se destacaram nessas novas correntes foram Adam Smith, o verdadeiro criador da economia moderna, e Jean Jacques Rousseau, o pai de uma corrente filosófica baseada na bondade natural do homem, que nasce bom, mas é corrompido pela sociedade. Esta afirmação contrariava a doutrina do profeta Isaías que segundo ele o homem nasce pecador, um bom argumento que cuja intenção era trazer mais dinheiro para a igreja devido à compra de indulgências (perdões), para poder ir pro céu.

A partir do momento que escreveram na bíblia a obrigação do dízimo, a religião virou comércio e uma ótima ferramenta de manobra popular. A Santidade favoreceu a construção de muitos palacetes, enquanto muitos miseráveis não têm nem casa para morar.

Dois grandes espíritos tomariam posição na luta pelas idéias novas, homens de considerável inteligência e saber, representantes da França que surgia no mundo das idéias de renovação. Foram eles Voltaire e Montesquieu.

Voltaire foi grande inimigo da Igreja, que atacou através de sua considerável obra de polígrafo em numerosos planos. Montesquieu escreveu um livro, lido ainda hoje com proveito, “O Espírito das Leis”, sobre a divisão dos poderes do Estado, que segundo ele seriam um soberano justo, uma aristocracia liberal e sem privilégios, uma assembléia responsável e, finalmente, um poder judiciário independente.

Esta cultura de elevação intelectual influenciou a Revolução Francesa, que culminou pela decapitação do rei de “direito divino”, Luís XVI, cuja causa foi à miséria do povo.

Eu me lembro perfeitamente quando Edir Macedo começou com as suas pregações. Eu até pensei que realmente ele revolucionaria a caridade no Brasil que tanto precisava e precisa.

A Igreja Católica era totalmente majoritária em dinheiro e terras, mas não cumpria os mandamentos divinos de ajudar o povo financeiramente. Veio os evangélicos, nada mudou.

Uma coisa vós digo irmãos católicos, evangélicos e de outras religiões, vocês estão adorando Deus de forma errada. Querem ver Deus feliz? Seja um agente direto de Deus, sem atravessador. Leve os seus dízimos direto as pessoas necessitadas. Ajudem uns aos outros a comerem e se vestir. 

Aqueles que querem pregar a palavra de Deus precisam fazer sem nenhum interesse econômico, porque Jesus pregava sem ganhar nenhum dinheiro e dava pão e vinho de graça.

Sobre Alemão

O governo mundial (USA) sufoca os governos do terceiro mundo levando suas populações à miséria e ao fanatismo religioso. Interferem em suas eleições, governos e nas suas leis, para ganharem cada vez mais poder econômico nas conquistas de mercados.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário